7 de dezembro de 2016
Falando sobre cabelo novamente, vou tirar algumas dúvidas sobre umectação capilar, muitas meninas não sabem o que é, como fazer e qual a finalidade para o nosso cabelo.
Umectação é um tratamento capilar feito a base de óleos e manteigas vegetais, com a finalidade de nutrir nosso cabelo, ajudando assim a recuperar os fios ressecados e pontas duplas.  Em outras palavras, umectação nada mais é que umedecer nosso cabelo com óleo 100% vegetal, por exemplo, óleo de coco e azeite de oliva são os mais comuns para isso.

 

 

Lembra do teste de porosidade que falei no post sobre o cronograma capilar (aqui), então, quando seu cabelo estiver com excesso de porosidade ou se o seu cabelo estiver com as pontas extremamente ressecadas e sem forma é um ótimo momento.A umectação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, afinal todo cabelo necessita de cuidados para repor a gordura boa dos fios. Até mesmo quem tem cabelo oleoso (assim como eu) pode fazer sem problema nenhum.

 

Como devo fazer?
A melhor maneira na minha opinião é fazer quando seu cabelo estiver sujo, pois depois da umectação ser feita o cabelo deverá ser lavado.
Separando mecha por mecha, aplique o óleo de sua escolha nos fios (na foto acima tem alguns exemplos), deixe agir por no mínimo 2 horas, se você preferir durma com o cabelo assim (o que é que eu faço). Não se esqueça de massagear o couro cabeludo também.
Dado o tempo de espera, lave o cabelo 3x com o seu shampoo (eu usei o shampoo Detox da L’oreal Elseve) ou até notar que não tem mais óleo nele, condicione depois e deixe secar naturalmente.
Uma dúvida que muitas de vocês tem é de quanto em quanto tempo a umectação deverá ser feita. O certo é fazer 1x na semana antes do cronograma capilar Um dos fatores bacanas da umectação, é que além de nutrir os fios é que ela ajuda no crescimento.
Dica da Jhessi: se quiser misturar com mais de um óleo pode também, no meu caso eu fiz com óleo de coco e óleo de rícino.
O resultado da umectação é um cabelo macio, com brilho, menos frizz e com as pontas reparadas. Se vocês ainda tiverem alguma dúvida estarei nas redes sociais do blog (links nas laterais). Beijos!

postado por Jhessi

Compartilhe com os amigos: 1 comentário

Leia Também

  • Máscaras capilares e suas funções
  • Nutrição caseira para todos os tipos de cabelo
  • Nutrição ou umectação, tem diferença?
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog:
    1. Jhessi, 14 de dezembro de 2016

      Fico feliz em ter ajudado amiga. Bjs!